Entendendo os Símbolos Fonéticos

Tempo de leitura: 1 minuto

DivulgaçãoO Alfabeto Fonético Internacional ou International Phonetic Alphabet (IPA), é um sistema composto por códigos, onde a junção padronizada dos mesmos indica a pronúncia correta das palavras. Nesse sistema, cada simbolo equivale a um som.

Você já deve ter percebido que na língua inglesa, há uma diferença notável entre a escrita e pronúncia das palavras. Vamos ver como isso aconteceu. Por volta do século XVI houve, por motivos desconhecidos, mudanças na pronúncia de determinadas vogais. Porém, essas mudanças não afetaram a escrita.

Devido a esse acontecimento, aprender os símbolos fonéticos nos dias atuais, tornou-se fundamental no processo de aprendizagem do idioma. Com o auxilio de um dicionário que contenha esses símbolos, e com o devido treinamento, você conseguirá pronunciar qualquer palavra sem nunca tê-la ouvido antes. Tal prática pode resultar na melhoria do seu inglês falado.

Então, vamos começar treinando cada som existente na língua inglesa (clique em cima do símbolo para ouvir o som correspondente):

Agora vamos ouvir os sons dentro das palavras.
Neste quadro você também pode testar seu aprendizado através da opção kwiz (clique em cima do símbolo para ouvir um exemplo com o som correspondente).

Veja através desta ferramenta o movimento correto dos lábios, dentes e língua, na produção dos sons dos símbolos.
Instruções :
a) selecione um simbolo fonético. Ex: / j /
b) Assim que aparecer a imagem de uma boca clique no botão play.

E para finalizar, estamos disponibilizando dois dicionários eletrônicos gratuitos com símbolos fonéticos+ áudio incluso, onde você vai tirar suas dúvidas sobre a pronúncia correta de novas palavras:

:: Dicionario de Inglês Britânico

:: Dicionario de Inglês Americano

A melhor maneira de aprender os símbolos fonéticos é praticando.
Esperamos que você tenha gostado desse artigo. Compartilhe sua opinião deixando um comentário.

Conheça a Nova Página de Jogos e Exercícios da Rede Inglesa —>

18 Comentários

  1. Anônimo

    Esse sempre foi um dos assuntos mais difíceis de aprender, dessa vez eu captei!!! Adorei os exercícios, continuem trazendo novidades.Obrigada.

    Responder
  2. A.ARRUDA

    Ouvi todas as pronuncias da fonetica, gostei muito estou pensando em voltar a estudar o ingles logo em breve. Pois o ingles não é conplicado como se pensa,principalmente com quem ensina de verdade.

    Responder

  3. Olá, Arruda!

    Realmente aprender Inglês é uma atividade simples, a nossa missão consiste em fazer uma abordagem direta e interativa, para que cada leitor encontre facilidades que permitam o domínio do idioma.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

    Responder
  4. Ussimane

    Muito interessante. Estao de parabens. Continuem a postar ainda outros materias. Tem muita gente perdida, k pretende aprender ingles.

    Responder
  5. Ronaldo

    muito bom mesmo, excelente, está me ajudando muito na pronuncia correta de certas palavras, ponto onde tenho muitas dificuldades.

    Responder
  6. Leo Carnevale

    Um professor de língua estrangeira deve especializar-se em Fonética, em Fonologia ou em ambos os ramos científicos? Por que?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *